Últimas notícias

 Informação:

Este website está a ser renovado. Agradecemos a sua compreensão

EXAMES E PROVAS NACIONAIS ANO LETIVO 2020/2021

Norma 1 JNE

Novo Manual PIEPE_1 de Abril

Perguntas Frequentes FAQ´s

...........

Plano E@D - Ensino não presencial 

DGE - Contributos para a implementação do ensino a distância nas escolas

 

Contratação de escola 

 ......

 Boas Festas!

 

  

Calendarização das Atividades de Lançamento do Ano Letivo 2020/21

O teu regresso às aulas vai ser diferente...

  

Controlo da transmissão de covid-19 em contexto escolar (Documento da DGS)

 

Oferta Formativa 2020/2021

Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA Secundário/ EFA Básico a iniciar em outubro 2020 (Inscrições/Informações 213616630)  

10º ano - Ensino Regular Informações (213616630)  

10º Ano Curso de Ciências e Tecnologias e 10º Ano Curso de Línguas e Humanidades.

 

O Centro Qualifica da Escola Secundária Marquês de Pombal validou a 14 julho 2020 as provas finais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível secundário, de colaboradores da Presidência da República.  ver+

Qualifica_presidência

    

Plano de Contingência(Regresso ao ensino presencial) 

  1. COVID-19 Regresso ao Regime Presencial, DGS 
  2. Orientações DGEstE
  3. Informação DGS,DGE,DGEstE

 Boas práticas no âmbito do trabalho a partir de casa.

 

Dia Verde na Secundária Marquês de Pombal.

O Dia Verde na Escola foi uma atividade proposta pelo Clube Ubuntu. Foi realizada uma ação de limpeza na escola e na sua envolvente e teve por objetivo estimular uma postura de cidadania ativa  junto da comunidade escolar, propagar uma maior consciência ambiental, a adoção de estilos de vida saudáveis e a promoção da sustentabilidade.

Envolveu alunos de várias turmas, para além dos alunos do Clube Ubuntu e terminou com um almoço oferecido pelo núcleo de voluntariado da ESMP. Afinal sempre existem almoços grátis…, mas só depois do trabalho bem feito.  

                      

 Apoios: Clube Ubuntu; CML; Ecos de Belém; Valorsul, S.A.

À conversa com Luís Coelho -Caras Portugal-

A Câmara fotográfica é o meu instrumento. Através dela dou uma razão a tudo o que me rodeia. - André Rouillé.

Num projeto de tertúlias, na nossa escola, convidamos o fotógrafo Luís Coelho, da Caras Portugal, para partilhar com os nossos alunos a sua história de vida e falar, na primeira pessoa, da vida de fotógrafo.

 

Disponível e bom conversador, estará na biblioteca da escola pronto a responder a todas as questões que lhe queiram colocar.

Vem participar e conhecer alguém que há muito tempo sonhou um sonho igual ao teu!

 

Layla M. na Secundária Marquês de Pombal

Em Amsterdão, uma adolescente voluntariosa, de ascendência holandesa e marroquina, protagonizada por Nora El Koussour, pensa encontrar um amor duradouro em “Abdel”, que lhe promete liberdade e estabilidade, numa célula islâmica do Próximo Oriente. O que aí encontra não corresponde às suas aspirações, e isto dá forma a “Layla M” (2016), de Mijke de Jong, onde se retrata a epopeia negativa de alguns destinos recentes das orlas urbanas. 

Maratona das Cartas

Num desafio da Amnistia Internacional, associamo-nos, até 15 de fevereiro, a mais uma iniciativa de defesa dos Direitos Humanos, a “Maratona das Cartas”. (https://www.amnistia.pt/maratona/) Todos os anos são enviadas centenas de milhares de cartas e assinaturas em defesa de pessoas em risco. E, todos os anos, uma mudança positiva e um impacto real se podem associar a estas ações. Se quiseres participar, adota uma história como tua, usando o código da nossa escola, QSLB.

Violência no Namoro

Violência no Namoro – sim, ela existe, muito mais do que se pensa, e é muitas vezes silenciosa. Para falar sobre ela, a APAV esteve, no dia 2 de dezembro, na nossa escola, numa sessão na continuidade das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).

Previous Next

135º Aniversário da Marquês

No dia 21 de novembro, celebrou-se o 135.º aniversário da nossa escola. Com a participação de toda a comunidade, desenvolveu-se um intenso programa de atividades, longamente preparado pelas nossas colegas Vera Cruz, Gorete Figueiredo, Cidália Sebastião, Beatriz Vieira, Ana Pinto e Adosinda Amado. Uma sessão solene e um porto de honra, em redor de um enorme bolo de aniversário, anunciados pelo grupo de bombos da Escola Fernando Pessoa, e marcada por muito momentos musicais, protagonizados por membros da Marquês e da EACMN. Presença diplomática, cultura e etnicidade de paladares e danças nepalesas. Especiais agradecimentos à Junta de Freguesia da Ajuda, (Dr.as Rute e Marina), aos membros da Escola de Fados da Ajuda – Sr. Tó Marinheiro, Srs. José e Fonseca e Carlos Fonseca, e demais fadistas, alguns dos quais ex alunos da Marquês. Pelas suas interpretações, iguais agradecimentos aos nossos colegas Hélder Virgílio e Cristina Viçoso. Certo é que, para o ano, seguramente teremos mais.

ES Marquês de Pombal

ES Marquês de Pombal

  • Morada: R. Alexandre Sá Pinto
    1349-003 Lisboa
  • Telf: + 351 213 624 514
  • Email: geral@esmp.pt
footer_brasao_laranjeiro.png